RELATO DE CASO DE MÁ OCLUSÃO CLASSE III COM MORDIDA ABERTA ESQUELÉTICA SEM EXTRAÇÃO
Resumo
A terapia GEAW (Gummetal Edgewise Arch Wire), que trata por meio do gummetal, utiliza o fio superelástico com maior ductilidade,que proporciona a realização do tratamento ortodôntico não cirúrgico. O presente relato um caso de uma paciente do gênero masculino com 20 anos, dentição permanente, classe III e mordida aberta anterior realizado na clínica escola da IESO – Fortaleza - CE. O tratamento realizado foi por meio da Técnica Gummetal Edgewise Arch Wire (GEAW), baseada no controle do plano oclusal posterior. Buscou-se eliminar a discrepância posterior e reconstruir o plano oclusal através da verticalização e da distalização dos dentes posteriores inferiores. Estes arcos, junto com elásticos curtos, objetivam uma intrusão e desinclinação dos molares e uma adaptação do côndilo, corrigindo a Classe III. Constatou-se melhora no quadro clínico com fechamento da mordida aberta anterior e correção da classe III, promovendo assim melhorias funcionais, na relação das bases ósseas e do perfil facial, permitindo desta forma o restabelecimento de uma correta oclusão sem cirurgia ortognática.
Referências
LIMA, DE.; FREITAS, B.; BRAMANTE, F.; GURGEL, E. Tratamento da mordida aberta esquelética em adultos com a técnica Multiloops Edgewise Archwire. Dental Press, v. 12 n. 1, p. 52-58, 2013.
Torres RV, Sato S, Molina MF, Muñoz Morente R. Desarrollo y tratamiento ortodóncico de la maloclusión de clase III. Mordida abierta. Ortod esp (Ed impr). 2007;183–95.
Torres RV, Alves A. Tratamento não cirúrgico da má-oclusão de classe III – mordida aberta esquelética baseada no controle do plano oclusal. Ortodontia, v. 5, n. 1, 2000.