A IMPORTÂNCIA DA NATAÇÃO PARA CRIANÇAS
Resumo
A procura da natação para crianças tem crescido muito nos últimos tempos, já que sua prática desenvolve muitos benefícios, o objetivo da pesquisa e analisar os benefícios da natação para crianças e identificar a sua importância como pratica esportiva. A presente pesquisa caracteriza-se em um estudo bibliográfico de caráter exploratório, que visa analisar a importância da natação para crianças. A Natação é uma prática de exercício de se locomover sobre água fazendo movimentos, é praticado por várias pessoas com diferentes objetivos, para melhorar a qualidade de vida, saúde, esporte, lazer e sobrevivência. A prática das atividades aquáticas na primeira infância foi-se desenvolvendo desde meados dos anos sessenta até aos nossos dias. Atualmente a prática da natação tem se desenvolvido como uma forma de atividade física para melhorar o desenvolvimento motor, saúde e qualidade de vida dos praticantes. Para as crianças a prática da natação possibilita a melhora do desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo. Tais benefícios são importantes para o desenvolvimento natural da criança, essas potencialidades podem ajudar no desenvolvimento do indivíduo por toda a vida. A natação destaca-se como uma excelente atividade motora para a criança, pois estimula ela experimenta de uma forma natural e espontânea, uma motricidade aquática dinâmica, que se torna importante para sua evolução, no processo de desenvolvimento. Podemos verificar que a natação é uma atividade importante, pois, desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e cognitivas. Deve-se buscar a prática da natação o mais cedo possível, uma vez que, praticando na infância pode desenvolver habilidades essenciais para toda a vida.
Referências
CAMARGO, M. V. P., MOTA, N. P. L., & MENDES, C. R. D. S. NATAÇÃO PARA BEBÊS: A PRESENÇA DOS PAIS É IMPORTANTE? Disponível em: https://fug.edu.br/repositorio/2012-2/EdiFisica/NATA%C3%87%C3%83O%20PARA%20BEBES.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
CARVALHO, A.; COELHO, D. Natação para crianças: o que motiva os pais a escolherem esta modalidade esportiva para seus filhos. Meta Science, p. 1-6, 2011.
CARVALHO, A.; COELHO, D. Natação para crianças: o que motiva os pais a escolherem esta modalidade esportiva para seus filhos. Meta Science, p. 1-6, 2011.
DA SILVA RAIOL, Paloma Aguiar Ferreira; DE AZEVEDO RAIOL, Rodolfo. As aulas de natação para bebês: capacidades motoras e princípios do treinamento. Educação Física em Revista, v. 5, n. 3, 2011.
Da Silva, L. A., Doyenart, R., Henrique Salvan, P., Rodrigues, W., Felipe Lopes, J., Gomes, K., Thirupathi, A., ... & Silveira, P. C. (2019). Swimming training improves mental health parameters, cognition and motor coordination in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. International Journal of Environmental Health Research, 584- 592.
DE ALMEIDA PEREIRA, Deyliane Aparecida; DE ALMEIDA, Angélica Leal. Processos de Adaptação de crianças com transtorno do espectro autista à natação: um estudo comparativo. Revista Educação Especial em Debate, n. 4, p. 79-91, 2017.
DE MELO, Janaína Magda Pinto et al. Benefícios da natação para crianças e adolescentes. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 62511-62519, 2020
ETCHEPARE, Julia Tasca. Percepção dos professores de natação da grande Florianópolis sobre a utilização de boias em crianças na fase de adaptação ao meio líquido. Educação Física e Esporte-Pedra Branca, 2011.
GEAMONOND, L. Dez sessões de iniciação a natação são suficientes para gerar mudanças sobre a atenção concentrada em crianças. Revista Universitaria de la Educación Física y el Deporte, 2019, 12(12), 46-52.
GNOATTO, Francieli aparecida de Lorensi. Os Benefícios da Natação para bebês de 6 a 36 meses. 2012. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física Bacharelado da Faculdade Centro Mato-grossense- Sorriso, MT.
GOMES, Raphaela Cristina Alves. Natação para bebês: motivos para a realização desta prática corporal segundo os pais e/ou responsáveis. 2016.
GREGUOL, Márcia et al. Orientação esportiva de atletas pertencentes às modalidades de remo e natação adaptados. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 10, n. 1, 2011.
MOREIRA, Linda. Os benefícios da natação infantil no processo de alfabetização. http://www/cdof. com. br/natacao6. htm., v. 19, n. 10, p. 09, 2014. Acesso em: 20 nov. 2021.
NETO, Ewerton Dantas Cortes; DANTAS, Maihana Maira Cruz; MAIA, Eulália Maria Chaves. Benefícios dos projetos sociais esportivos em crianças e adolescentes. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. 6, n. 3, p. 109-117, 2015.
PAIVA, BÁRBARA; REINOSO, MARIA. A NATAÇÃO COMO MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR INFANTIL. 2018.
PORTAL EDUCAÇÃO. Educação Física e Esporte. 2008. Disponível em:
REDE DO ESPORTE . História da Natação Esportiva 2016. Disponível em:
RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científica. Faetec/IST. Paracambi, p. 2-20, 2007.
SANCHES, Simone Meyer; RUBIO, Kátia. A prática esportiva como ferramenta educacional: trabalhando valores e a resiliência. Educação e pesquisa, v. 37, n. 4, p. 825-841, 2011.
SANTOS, Jadson Antonio Silva dos. A prática lúdica da natação na contribuição do desenvolvimento e aprimoramento motor de crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso.
SANTOS, Técia Teixeira Mesquita Importância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos. Disponível em: http://www.saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5982011. Acesso em: 20 nov. 2021.
THIAGO, MARAIZA PEREIRA DA SILVA et al. TIA DE QUE VAMOS BRINCAR HOJE? OLHANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA NATAÇÃO. Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/7mostra/4/142.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.