BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Priscila Áquila B. Alves Brasileira
  • Cleiton Marino Santana Brasileiro
  • Adeliana Cristina Siqueira Santos Brasileira
  • Géssica Adriana Carvalho Lúcio Brasileira
  • Austrogildo Hardmam Júnior Brasileiro
Palavras-chave: Deficiência Visual, Atividade Física, Benefícios

Resumo

O objetivo deste estudo de revisão foi demostrar a importância e os benefícios da atividade para os deficientes visuais. A presente pesquisa, caracterizada como estudo de revisão, foi realizada utilizando os bancos de dados SCIELO, EBSSCO. Também foram utilizados alguns artigos citados em outros artigos. Os resultados mostraram que a necessidade de materiais e profissionais qualificados para atuar nesta área com os deficientes visuais, fica restrita, pois a pessoa com deficiência visual muitas vezes e privada desse processo de desenvolvimento. E percebemos que com pratica de atividade física se destaca por diversos fatores, sociais, físicos e emocionais, e torna-se importante para melhoria na qualidade de vida e autoestima deles. Atividade Física é sugerida aos deficientes visuais como forma de inclusão e motivação. E tem alguns objetivos que se espera alcançar através da prática habitual da atividade física, que são: Estimular melhorias fisiológicas e aquisição de novos gestos motores, beneficiando-se na sua locomoção, a reorganização de atividades diárias e um maior envolvimento no meio social, proporcionando momentos de satisfação e alegria na vida do deficiente visual.

Biografia do Autor

Priscila Áquila B. Alves , Brasileira

Graduada em Educação Física pela Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Cleiton Marino Santana, Brasileiro

Mestre em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialista em Docência do Ensino Superior (Universidade de Gama Filho/DF), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Adeliana Cristina Siqueira Santos, Brasileira

Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Training  (Universidade Veiga de Almeida). Coordenadora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Géssica Adriana Carvalho Lúcio, Brasileira

Doutoranda em Educação (PPGE-UFMT). Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT). Professora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Austrogildo Hardmam Júnior, Brasileiro

Mestre em Ensino da Educação Física (PPGEn-UNIC/IFMT), Pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE),

Referências

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Publicado
2023-06-04
Seção
EDUCAÇÃO FÍSICA