A IMPORTÂNCIA DA BIOMECÂNICA NAS ARTES MARCIAIS

  • Josiel de Oliveira Brasileiro
  • Cleiton Marino Santana Brasileiro
  • Adeliana Cristina Siqueira Santos Brasileira
  • Géssica Adriana Carvalho Lúcio Brasileira
  • Austrogildo Hardmam Júnior Brasileiro
Palavras-chave: Fenômenos Biomecânicos, Artes Marciais, Ferimentos e Lesões

Resumo

A Biomecânica é uma ciência que se ocupa com análises físicas de sistemas biológicos e, consequentemente, análises físicas do movimento do corpo humano. Por meio de uma revisão de literatura este trabalho objetiva verificar a importância da biomecânica nas artes marciais e como a biomecânica é aplicada nas práticas físicas de artes marciais. A problemática partiu do interesse em torno da leitura dos artigos científicos e da vivência durante o período acadêmico, onde foi possível perceber que a biomecânica durante a luta de artes marciais é importante ser estudada para a realização dos movimentos. A primeira sessão discorre a respeito do surgimento das artes marciais e da biomecânica. A segunda revela sobre a importância da biomecânica nas artes marciais, onde pode se constatar a contribuição da biomecânica para as modalidades e sua estreita relação entre as necessidades e exigências da prática de movimento do corpo humano e seu aprimoramento. O último tópico relata a respeito da aplicação da biomecânica nas artes marciais os quais pode se compreender a respeito da dinamometria Isocinética e na cinemetria. A importância da biomecânica consiste em minimizar os riscos e tratar lesões e atribuir performance aos atletas. A sua aplicação nas artes marciais está atrelada a dinamometria Isocinética e à cinemetria os quais analisam o movimento por meio da analise postural, intervindo de forma a orientar o movimento correto evitando se lesões melhorando também o desempenho do atleta na competição através de seu posicionamento biomecânico mais favorável.

 

Biografia do Autor

Josiel de Oliveira, Brasileiro

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Cleiton Marino Santana, Brasileiro

Mestre em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialista em Docência do Ensino Superior (Universidade de Gama Filho/DF), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Adeliana Cristina Siqueira Santos, Brasileira

Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Training  (Universidade Veiga de Almeida). Coordenadora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Géssica Adriana Carvalho Lúcio, Brasileira

Doutoranda em Educação (PPGE-UFMT). Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT). Professora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Austrogildo Hardmam Júnior, Brasileiro

Mestre em Ensino da Educação Física (PPGEn-UNIC/IFMT), Pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Referências

ALVARENGA, E. F. M. Fisioterapia na saúde do atleta. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
AMADIO, A. C.; SERRÃO, J. C. A biomecânica em educação física e esporte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, p. 15-24, 2011.
AMADIO, A. C.; SERRÃO, J. C. Contextualização da biomecânica para a investigação do movimento: fundamentos, métodos e aplicações para análise da técnica esportiva. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 21, p. 61-85, 2007.
AMADIO, P. et. al. Introdução à Biomecânica para Análise do Movimento Humano: Descrição e Aplicação dos Métodos de Medição. São Paulo. Brasil, 2009.
ATWATER, A. E. Cinesiologia/biomecânica: Perspectivas e tendências. Research Quarterly for Exercise and Sport , v. 51, n. 1, pág. 193-218, 1980.
BELMONT, R. S. A aprendizagem significativa da Biomecânica e da análise qualitativa do movimento por professores de Educação Física. 2015. 254f. Tese (Doutorado Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2015.
COLMAN, B. H. A. et al. Aspectos biomecânicos e fisiológicos influenciadores no desempenho de judocas. Educación Física y Ciencia, v. 22, n. 2, p. 130-130, 2020.
DIEM, L.; LOCKEN, M.; HUMMEL, S. Promoção esportiva no Brasil: relatório sobre d. promoção D. esportes em D. República Federativa do Brasil por d. República Federal da Alemanha 1963-1982. Richarz, 1983.
FERREIRA, L. et al. Influência das variáveis cinemáticas sobre o desempenho do chute giro dorsal de atletas de karatê de alto rendimento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 23, n. 4, p. 128-38, 2015.
FRANCHINI, E.; DEL VECCHIO, F. B. Estudos em modalidades esportivas de combate: estado da arte. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, p. 67-81, 2011.
FREITAS, M. Artes marciais: História dos diferentes tipos de lutas para defesa pessoal. Segredos do Mundo, 2021. Disponível em: https://segredosdomundo.r7. com/artes-marciais-historia-dos-diferentes-tipos-de-lutas-para-defesa-pessoal/. Acessado em: 18 de abril de 2022.
MACHADO, S. M.et al. Análise biomecânica dos extensores e flexores do joelho por meio do dinamômetro isocinético em praticantes de artes marciais. Revista Univap, v. 18, n. 31, p. 5-12, 2012.
MIRANDA, P. J. et al. Estudo do centro de massa e estabilidade de quatro posturas básicas do Kung-fu Pak Hok. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, 2016.
MIZIARA, I. M. Proposta de um sistema para avaliação biomecânica de atletas de taekwondo. 2014. 140 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. 2014.
NUNES, C. Um olhar etnográfico sobre a pratica das artes marciais combinadas. Porto Alegre, 2004.
SANTOS, P. J. M. de P. Análise biomecânica do chute frontal de karatê: implicações em lesões nos membros inferiores. 2015 75 f.: il. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015
SANTOS, R. V.; VEIGA, R. A. D. R. Avaliação postural de praticantes da Arte marcial muay thai no município de Erechim/RS. Perspec, v. 36, p. 163-178, 2012.
VINCENZO, D. et al. Aspectos biomecânicos, fisiológicos e psicológicos das artes marciais. Revista Digital, Buenos Aires, v. 16, n. 157, 2011.
Publicado
2023-06-04
Seção
EDUCAÇÃO FÍSICA