BENEFICIOS DA NATAÇÃO PARA CRIANÇAS

  • Wender Rodrigues de Amorim Costa Brasileiro
  • Cleiton Marino Santana Brasileiro
  • Adeliana Cristina Siqueira Santos Brasileira
  • Géssica Adriana de Carvalho Lúcio Brasileira
  • Austrogildo Hardmam Júnior Brasileiro
Palavras-chave: Natação; Benefícios; Criança

Resumo

O objetivo da pesquisa e analisar os benefícios da natação para crianças e identificar a sua importância como pratica esportiva. A presente pesquisa caracteriza-se em um estudo bibliográfico de caráter exploratório, que visa analisar a importância da natação para crianças.  A Natação é uma prática de exercício de se locomover sobre água fazendo movimentos, é praticado por várias pessoas com diferentes objetivos, para melhorar a qualidade de vida, saúde, esporte, lazer e sobrevivência. A prática das atividades aquáticas na primeira infância foi-se desenvolvendo desde meados dos anos sessenta até aos nossos dias.  Atualmente a prática da natação tem se desenvolvido como uma forma de atividade física para melhorar o desenvolvimento motor, saúde e qualidade de vida dos praticantes.  Para as crianças a prática da natação possibilita a melhora do desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo. Tais benefícios são importantes para o desenvolvimento natural da criança, essas potencialidades podem ajudar no desenvolvimento do indivíduo por toda a vida. A natação destaca-se como uma excelente atividade motora para a criança, pois estimula ela experimenta de uma forma natural e espontânea, uma motricidade aquática dinâmica, que se torna importante para sua evolução, no processo de desenvolvimento. Podemos verificar que a natação é uma atividade importante, pois, desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e cognitivas. Deve-se buscar a prática da natação o mais cedo possível, uma vez que, praticando na infância pode desenvolver habilidades essenciais para toda a vida.

Biografia do Autor

Wender Rodrigues de Amorim Costa, Brasileiro

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Cleiton Marino Santana, Brasileiro

Mestre em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialista em Docência do Ensino Superior (Universidade de Gama Filho/DF), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Adeliana Cristina Siqueira Santos, Brasileira

Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Training  (Universidade Veiga de Almeida). Coordenadora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, Brasileira

Doutoranda em Educação (PPGE-UFMT). Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT). Professora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Austrogildo Hardmam Júnior, Brasileiro

Mestre em Ensino da Educação Física (PPGEn-UNIC/IFMT), Pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Referências

AFONSO, L. "Natação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/natacao.htm. Acesso em 06 de dezembro de 2022.
ARELLANO, R. Avaliação da força propulsiva em natação e sua relação com o treinamento da técnica. Tese Doutoral. Universidade de Granada. 1992.
BAGGINI, F. C. S. Caracterização do processo ensino/aprendizagem da natação para diferentes faixas etárias. Bauru, 2008. Monografia apresentada à disciplina “Trabalho de Formatura” do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Unesp – Campus de Bauru.
BARBOSA, G. S. Estratégias motivacionais: possibilidades de inclusão do lúdico no processo ensino aprendizagem da natação. Monografia apresentada à Universidade Estadual Paulista – Campus de Bauru, como requisito parcial para obtenção do título de licenciado em educação física, Bauru, 62 p., 2007
BARBOSA, T. M. et al. Manual de referência FPN para o ensino e aperfeiçoamento técnico em natação: versão completa. Manual de referência FPN para o ensino e aperfeiçoamento técnico em natação: versão completa, 2016.
BONACHELA, V. As leis que regem os corpos na água. In: Nadar Revista Brasileira dos Esportes Aquáticos. Ano II, nº 57, 1992.
BRUM, F.; DOS SANTOS, D. C. Clima motivacional na natação esportiva: uma revisão narrativa. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 9, n. 3, p. 271-285, 2020.
CAMARGO, M. V. P., MOTA, N. P. L., & MENDES, C. R. D. S. Natação para bebês: a presença dos pais é importante?, 2012.
DAMASCENO, L. G. Natação, psicomotricidade e desenvolvimento. Campinas, SP: Autores associados, 2017.
DA SILVA RAIOL, P. A. F.; DE AZEVEDO RAIOL, R. As aulas de natação para bebês: capacidades motoras e princípios do treinamento. Educação Física em Revista, v. 5, n. 3, 2011.
DIAS, D. S. O ensino lúdico da natação: Uma experiência do PST em Volta Redonda. Universidade de Brasília, 2007.
DE ALMEIDA PEREIRA, D. A.; DE ALMEIDA, A. L. Processos de Adaptação de crianças com transtorno do espectro autista à natação: um estudo comparativo. Revista Educação Especial em Debate, n. 4, p. 79-91, 2017.
DE LIMA, E. L. A pratica da natação para bebês. 1ª Ed.Jundiaí – SP: Ed.Fontoura, 2003.
ETCHEPARE, J. T. Percepção dos professores de natação da grande Florianópolis sobre a utilização de boias em crianças na fase de adaptação ao meio líquido. Educação Fisica e Esporte-Pedra Branca, 2011.
FERNANDES, J. R. P. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v. 20, n.1, p.5-14, 2015.
GALDI, E. H. G (org.) Aprendendo a nadar com a extensão universitária. Campinas: Ipes Editorial, 2004.
HADDAD, F. A Natação Como Fator de Promoção da Qualidade de Vida de Crianças de Dez a Doze Anos. 2007. 38 f. Monografia (Especialista em Esporte Escolar), Universidade de Brasília, São Paulo, 2007.
LEWIN, G. (1979). Natação. Madri: Augusto Pilha Teleña. França C, Zuchetto AT. Comportamento social de portadores. de síndrome de down em contexto de atividade motora adaptada. Revista da Sobama. 2004;9(1):15-24.
MACHADO, B. R.; RUFFEIL, R. Natação e o Desenvolvimento em Crianças de Dois a Seis Anos de Idade. Artigo de conclusão de educação física. UEPA, 2011. Disponível em:. Acesso em: 27 de maio. 2016
MARTINS, C. C.; MONTE, A. A. M. Natação e Flexibilidade: Revisão de Literatura. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo, v.5, n.26, p.111-117, 2011.
MOURA, N. J. M. Natação e sua aplicação em diferentes momentos da vida dos seres humanos. Universidade de Marília, Faculdade de Ciências da Saúde Educação Física: Monografia do curso de Pós Graduação “Lato Senso”, 2000.
PAIVA, B.; REINOSO, M. A Natação Como Meio Para O Desenvolvimento Psicomotor Infantil. 2018.
ROHLFS, I. C. P. M. Aprendizagem em natação. Belo Horizonte: FAM, 1999.
REYES, R. Evolução da natação espanhola através dos campeonatos de natação de inverno e verão desde 1977 a 1996. 1998. Tese de Doutorado. Tese Doutoral. Universidade das Palmas de Grande Canária.
RODRÍGUEZ, L. Historia de la natación y evolución de los estilos. Natación, Saltos y Waterpolo, v. 19, n. 1, p. 38-49, 1997.
SANTOS, T. T. M. Importância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos. 2011.
SILVA, T. S. Benefícios da natação para o desenvolvimento da criança. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Licenciatura em Educação Física, Recife, 2019.
SOARES, R.; MISKEY, G. O ensino da natação. Tradução: Márcia Vinci de Moraes et al. 3. ed. São Paulo: Manole, 2016.
VENDITTI, C. R.; SANTIAGO, M. G. Natação na idade escolar: terceira infância; a natação no apoio ao aprendizado escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2015.
Publicado
2023-03-05
Seção
EDUCAÇÃO FÍSICA