VANTAGENS DA HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES

  • Lorrayne da Costa Borges Brasileiro
  • Cleiton Marino Santana Brasileiro
  • Adeliana Cristina Siqueira Santos Brasileira
  • Géssica Adriana de Carvalho Lúcio Brasileira
  • Austrogildo Hardmam Júnior
Palavras-chave: Gestantes, Exercício, Ginástica

Resumo

Esta pesquisa tem como escopo apresentar os benefícios da hidroginástica para a gestante, ressaltando que tal atividade produz o mínimo de impacto ao corpo, diminuindo grandemente a possibilidade de lesões nas articulações e demais implicações inerentes aos exercícios realizados em outras modalidades, promovendo assim, uma atividade segura para a gestante e para a criança em desenvolvimento gestacional, descrevendo a relevância da prática de hidroginástica para a gestante e os benefícios para o feto. Ainda buscando responder ao problema de pesquisa deste artigo, o mesmo traz a relevante do período gestacional e os seus trimestres; estuda os benefícios da hidroginástica e por derradeiro apresenta a importância da hidroginástica, esclarecendo a relevância da prática do exercício físico para gestantes, preparando-a para o parto e favorecendo o desenvolvimento do feto. Existindo a possibilidade de a gestante praticar hidroginástica é uma forma de adequar a sua condição de gestante, visto que a mulher carece de atenção especial, na prática de exercícios físicos, pois, durante a gestação, a mulher tem mais dificuldades em praticar atividades físicas. A hidroginástica pode trazer benefícios ao preparo da gestação para as modificações repentinas, provocadas durante a gestação até o nascimento do bebê. Ao presente trabalho aplicou-se a metodologia de revisão bibliográfica descritiva e qualitativa, tendo como base artigos científicos e livros de conteúdo específicos. Quanto aos artigos científicos, eles foram consultados através das plataformas digitais como, por exemplo, Google Acadêmico, Scielo e repositórios de universidades, bem como livros científicos com credibilidade no meio acadêmico, publicados nos últimos dez anos.

Biografia do Autor

Lorrayne da Costa Borges, Brasileiro

Graduada em Educação Física pela Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE),

Cleiton Marino Santana, Brasileiro

Mestre em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialista em Docência do Ensino Superior (Universidade de Gama Filho/DF), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE), 

Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, Brasileira

Doutoranda em Educação (PPGE-UFMT). Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT). Professora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE)

Austrogildo Hardmam Júnior

 

Mestre em Ensino da Educação Física (PPGEn-UNIC/IFMT), Pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE),

Referências

BATISTA, C. D. et al. Atividade física e gestação: saúde da gestante não atleta e crescimento fetal. Revista Brasileira de Saúde Materna Infantil. Vol.3, 2 Recife. 2003

BARROS, S. M. O. Enfermagem no ciclo gravídico puerperal. São Paulo: Manole, 2006.

BALLONE, G. J. Gravidez e Sexualidade. PsiqWeb. 2016. Disponível em: http://psiqweb.net/index.php/gravidez-e-sexualidade/. Acessado em: 25 nov 2022.

DELGADO, César Augusto. DELGADO, Shirly de Jesus Gomes Nogueira. A prática da hidroginástica. 2ª ed. Rio de Janeiro-RJ: Sprint, 2004.

DUARTE, M. B.; RODRIGUES, R. M.; LEHNEN, G. C. O efeito hipotensor do Método Pilates e da Hidroginástica em gestantes: uma revisão. Rev Movimenta, v. 7, n. 1, p. 613-19, 2014.

KRIEGER, C. M. L. Efeito dos programas de ginástica e de hidroginástica nas algias vertebrais. 1999

MALDONADO, M. T. Psicologia da gravidez: parto e puerpério. São Paulo: Saraiva; 1997.

MANTLE, J.; POLDEN, M. Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia. São Paulo: Editora Santos, 2005.

NASCIMENTO, T. P. Efeitos do treinamento de força para mulheres no período gestacional. 2021.

OLIVEIRA, A. A. et al. Velhice e atividade física aquática: investigação sobre a hidroginástica em idosos. 2012.

PICCININI, C. A. et al. Gestação e a constituição da maternidade. Psicologia em estudo, v. 13, p. 63-72, 2008.

SILVA, D. C. S. Alterações fisiológicas em gestantes durante a atividade motora no meio líquido. Monografia. Universidade Estácio de Sá, Paulo Afonso, 2004.

SILVA, L. J., SILVA, L. R. Mudanças na vida e no corpo: vivências diante da gravidez na perspectiva afetiva dos Pais. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2009; 13(2):393-401.

SURITA, F. G.; NASCIMENTO, S. L.; SILVA, J. L. P. Exercício físico e gestação. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 36, p. 531-534, 2014.
Publicado
2023-03-05
Seção
EDUCAÇÃO FÍSICA