HIPERPLASIA FIBROSA INFLAMATÓRIA

  • Beatriz Marim de Oliveira et al. Cirurgião dentista, aluna do curso de Esp. Em Prótese Dentária, FAIPE
Palavras-chave: Prótese Dentária, Prótese Mal Adaptada, Hiperplasia Fibrosa, Trauma

Resumo

A hiperplasia fibrosa inflamatória corresponde a um crescimento tecidual benígno decorrente de fatores irritantes crônicos de baixa intensidade, como traumas mecânicos constantes provocados por próteses mal adaptadas. Uma das áreas mais susceptíveis ao surgimento é a mucosa bucal, e em sua fase inicial, esta se apresenta indolor e de evolução lenta, levando assim o paciente a procurar o tratamento tardio. O aparecimento da hiperplasia fibrosa inflamatória está associado ao uso prolongado de prótese dentária que na grande maioria apresenta falhas de adaptação causando malefícios aos pacientes. O estudo foi realizado através da revisão de literatura utilizando como fonte livros e artigos, para ampliar o conhecimento sobre o assunto. Conclui-se que é essencial que o cirurgião-dentista esteja qualificado para realizar um diagnóstico correto visando uma terapêutica eficiente, promovendo o reestabelecimento da saúde oral do paciente, visto que se refere a uma lesão de frequente aparição nos serviços odontológicos.

Referências

AMARAL, M. Eficácia do laser cirúrgico de diodo no tratamento da hiperplasia fibrosa inflamatória. Belo Horizonte: Faculdade de Odontologia Belo Horizonte; UFMG, 2014.
BARROS, R. Relato de caso clínico de hiperplasia fibrosa inflamatória. Revista Odontológica de Araçatuba, v. 35, n. 2, p. 15-18, jul./dez., 2014.
BOTELHO, G. Prevalência dos casos de Hiperplasia Fibrosa Inflamatória em mucosa bucal. UNICiências, v. 14, n. 1, 2010.
CARLI, J. P. et al. Lesões bucais relacionadas ao uso de próteses dentárias removíveis. Salusvita, Bauru, v. 32, n. 1, p. 103-115, 2013.
FALCÃO, A. Hiperplasia Fibrosa Inflamatória: relato de caso e revisão de literatura. R. Ci. Méd. Biol., Salvador, v. 8, n. 2, maio/ago. 2009.
MELO, M. Tratamento de Hiperplasia Fibrosa Inflamatória pelo Método de Compressão Gradual: caso clínico. Goiânia: Faculdade de Odontologia; Universidade Federal de Goiás, 2016.
NASCIMENTO, J. M. Q. et al. Terapêutica cirúrgica da hiperplasia fibrosa inflamatória gengival. Ciência e Cultura, v. 12, n. 1, jan./jun. 2016.
SANTOS, M. Terapêutica cirúrgica da hiperplasia fibrosa inflamatória. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, out./dez. 2004.
Publicado
2023-02-21
Seção
ODONTOLOGIA