INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA GOLEIROS DE FUTSAL

  • Gabriel Araújo Almeida Brasileiro
  • Cleiton Marino Santana
  • Adeliana Cristina Siqueira Santos
  • Gessica Adriana de Carvalho Lucio Brasileira
  • Austrogildo Hardmam Júnior
Palavras-chave: Treinamento Físico, Futebol de Salão

Resumo

O treinamento físico é um dos fatores mais importantes para alcançar a melhor performance esportiva, pois aumenta o nível de desempenho técnico, tático, psicológico e físico. Para o goleiro de futsal, essas capacidades físicas são de muita importância para seu desempenho durante o jogo, pois ele bem preparado pode ajudar a equipe tecnicamente e fisicamente, obtendo o resultado positivo da partida. As novas tendências de exercícios surgiram para contradizer o método de ensino tradicional, por serem bons exploradores nas ações do jogo, por isso o aluno é bem visto durante seu processo de desenvolvimento, onde ele aprende a tomar suas decisões, focando na autonomia e combinando com a liberação, principalmente quando está ciente do método de seu comportamento e movimento durante o jogo. O treinamento específico dos goleiros de futsal foi criado com o objetivo de apoiar os guarda-redes a obterem melhores desempenho ao longo dos jogos, melhorando assim seus aspectos individuais como o lançamento aéreo, o passe, a mobilidade e a coordenação motora. As competências esportivas se desenvolvem em projetos de treinamentos. Durante a prática dos exercícios é notável a melhora do desempenho devido à adaptação esportiva, o que fornece melhores resultados e evolui a performance dos goleiros. Podendo influenciar na melhora das ações defensivas do goleiro.

Biografia do Autor

Gabriel Araújo Almeida, Brasileiro

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE).

Cleiton Marino Santana

Mestre em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialista em Docência do Ensino Superior (Universidade de Gama Filho/DF), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE).

Adeliana Cristina Siqueira Santos

Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Training  (Universidade Veiga de Almeida). Coordenadora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE).

Gessica Adriana de Carvalho Lucio, Brasileira

Doutoranda em Educação (PPGE-UFMT). Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT). Professora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE).

Austrogildo Hardmam Júnior

Mestre em Ensino da Educação Física (PPGEn-UNIC/IFMT), Pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE).

Referências

ARANTES, V. A. Jogo e projeto. São Paulo: Sammus, 2006.

ARMBRUST, M.; SILVA, A. L. A.; NAVARRO, A. C. Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Num.5. 2010. p. 77-81.

BARBANTI, V.J. Treinamento Físico: bases científicas. São Paulo: CLR Balieiro,1986

BOMPA, T. Periodização: teoria e metodologia do treinamento. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2002.

CARLESSO, Manual de Treinamento do Goleiro Palestras Edições. 1981.
CYRINO, E.S.; ALTIMARI, L.R.; OKAMO, A.H.; COELHO, C.F. Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal e o desempenho motor de jovens atletas. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. v.10 n.1, p.41-46, Brasília, 2002.
DAMÁSIO, A. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Editora Companhia das Letras, 2012.

DE ÀVILA GONÇALVES, G.; DE OLIVEIRA NOGUEIRA, R. M. O Treinamento Específico para Goleiros de Futebol: uma proposta de macrociclo. Revista EVS-Revista de Ciências Ambientais e Saúde, v. 33, n. 4, p. 531-543, 2006.

FRANCO, G. S. Psicologia no esporte e na atividade física: uma coletânea sobre a prática com qualidade. São Paulo: Manole, 2000.

FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e choro. Campinas: Autores Associados, 2002.

FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados, 2003
FRISSELLI, A; MANTOVANI, M. Futebol: Teoria e Prática. São Paulo: Phorte,1999.
GHAMOUM, A.K.; LIMA, W.P.; ANDRADE, H.P.; SILVA, A.S.V.; OLIVEIRA, M.A. Treinamento de Goleiro: principais valências físicas dos goleiros de futebol dos clubes goianos com idade entre 15 a 17 anos. Revista da Faculdade União Goyazes. v.10, n.1, p. 38-51, 2016.

GUILHERME, P. Goleiros: herói e anti-herói da camisa 1. São Paulo: Alameda, 2006.

HOPPER, T. A.; KRUISSELBRINK, D. Teaching game for understanding: What does it look like and how does it influence student skill learning and game performance? Local: Holder Avante, 2002.

LEAL, J. C. Futebol arte e ofício: histórico, sistemas, táticas, técnicas e planejamentos. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
MARCELLUS, C. Goleiros.com. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2021.
MARTENS, R.; BURTON, D.; VEALEY, R.S; BUMP, L.A; SMITH, D.E. Competitive anxiety in sport. Champaign, IL: Human Kinetics, 1990.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Rio Claro, v. 13, n. 1, p. 51-100, 2007.
SAMULSKI, D. M. Psicologia do esporte. Belo Horizonte: Imprensa Universitária/Ed. da UFMG, 2002.
SANTANA, W. C. Pedagogia do esporte na infância e complexidade. In: PAES, R. R. & BALBINO, H. F. Pedagogia do Esporte: Contextos e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p.01-23.
SCAGLIA. A.J.; REVERDITO, R. S.; GALATTI, L. R. A contribuição da pedagogia do esporte são ensino do esporte na escola: tensões e reflexões metodológicas. In: MARINHO, A. NASCIMENTO, J. V.; OLIVEIRA, A. A. B. (Orgs). Legados do esporte brasileiro. Florianópolis: Editora da UDESC, 2014. p. 45-86.
TENROLLER, C. A. Futsal: ensino e prática. Canoas: Editora da ULBRA, 2004.
TUBINO, M. J. G. Metodologia científica do treinamento desportivo. 3. ed. São Paulo: Ibrasa, 1984.

VOSER, R. C.; GUIMARÃES, G. V.; RIBEIRO, E. R. Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2006.

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do
exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
WEINECK, J. Manual de treinamento desportivo. São Paulo: Manole, 1994.
ZAKHAROV, A. Ciência do treinamento esportivo. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1992.
Publicado
2022-07-16
Seção
EDUCAÇÃO FÍSICA