BENEFÍCIOS DO ESPORTE PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS

  • Reinaldo Conceição Oliveira
  • Cleiton Marino Santana
  • Adeliana Cristina Siqueira Santos
  • Gessica Adriana de Carvalho Lucio Brasileira
  • Austrogildo Hardmam Júnior
Palavras-chave: Atividade Física, Autismo, Crianças

Resumo

Crianças com síndromes comportamentais apresentam atrasos significativos no desenvolvimento motor, cognitivo e social. Essas crianças são consideradas autistas e podem ser diagnosticadas o mais cedo possível com bom tratamento e compreensão por parte de suas famílias. O objetivo geral do estudo é analisar a importância e os benefícios da prática de exercícios físicos para crianças com autismo, a fim de verificar as principais dificuldades dos profissionais do esporte que atuam com esse tipo de público. A metodologia de pesquisa abordada é uma bibliografia, que inclui uma revisão de conceitos, métodos e objetivos derivados de métodos qualitativos, bem como dados coletados por meio de artigos científicos gratuitos (como Scielo, Lilacs, bases de dados Google Scholar e livros). Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que além dos benefícios na parte física, o contexto social melhora significativamente, principalmente com o trabalho da inclusão das pessoas com autismo.  Identificamos que as atividades físicas proporcionam uma melhor qualidade de vida da criança com autismo, melhorando seu cognitivo, emocional e o convívio social e interação com outras pessoas. Concluímos que o esporte consegue trabalhar com pessoas com necessidades especiais, através dele se dá a  reintegração completa na sociedade, Autonomia, liberdade, criatividade e felicidade. Outros objetivos suplementares também são desejados, como melhorar o status do exercício, dominar o corpo para alcançar atividades psicossociais biológicas e desenvolvimento sociocultural.

Biografia do Autor

Reinaldo Conceição Oliveira

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE).

Cleiton Marino Santana

Mestre em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialista em Docência do Ensino Superior (Universidade de Gama Filho/DF), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE).

Adeliana Cristina Siqueira Santos

Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT), Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Training  (Universidade Veiga de Almeida). Coordenadora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE).

Gessica Adriana de Carvalho Lucio, Brasileira

Doutoranda em Educação (PPGE-UFMT). Mestra em Educação Física (PPGEF-UFMT). Professora do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE),

Austrogildo Hardmam Júnior

Mestre em Ensino da Educação Física (PPGEn-UNIC/IFMT), Pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ), Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE).

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Publicado
2022-07-16
Seção
EDUCAÇÃO FÍSICA