BROW LIFTING COM A UTILIZAÇÃO DE ANCORAGEM ÓSSEA

NOTA TÉCNICA E APRESENTAÇÃO DE CASO CLÍNICO

  • Ana Paula da Cunha Barbosa
  • Marco Antonio Matrone
  • Alexandre Meireles Borba
  • Georgia F.T.O. Stefanini
  • Davisson Alves Pereira
Palavras-chave: Parafuso de Ancoragem, Ancoragem Óssea, Fios de Sustentação, Levantamento de Sobrancelha

Resumo

A correção da ptose palpebral e o relaxamento dos tecidos da testa com técnicas minimamente invasivas têm sido um dos desafios para os cirurgiões faciais, pois a técnica de cirurgia aberta com o acesso bi-coronal apresenta sequelas que desencorajam os pacientes. Na busca por acessos menores e melhores métodos de suspensão dos tecidos e que propiciem maior longevidade dos resultados, apresentamos a técnica que temos usado, não só com fios de nylon para sustentação destes tecidos, mas também com fios de dermo sustentação que têm a vantagem de estimular a produção de colágeno na região aplicada. Nesta nota técnica com caso clínico apresentaremos uma técnica inovadora de sustentação dos tecidos por fios que pode ser utilizada tanto para os tecidos do terço médio quanto do terço superior da face.

Biografia do Autor

Ana Paula da Cunha Barbosa

Cirurgiã-dentista especialista em CTBMF, docente da Universidade de Cuiabá, preceptora da residência em CTBMF do Hospital Geral de Cuiabá e pesquisadora do Grupo Layers de Pesquisas em HOF

Marco Antonio Matrone
Cirurgião-dentista, Doutor em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Docente em Harmonização Orofacial. Coordenador do Grupo Layers de Pesquisa
Alexandre Meireles Borba
Cirurgião-dentista, especialista em CTBMF, coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade de Cuiabá, preceptor da residência em CTBMF do Hospital Geral de Cuiabá e pesquisador do Grupo Layers de Pesquisas em HOF
Georgia F.T.O. Stefanini
Cirurgiã Dentista Especialista em Harmonização Orofacial, professora do Curso de HOF da EAPE. Integrante do Grupo Layers de Pesquisa
Davisson Alves Pereira
Cirurgião Dentista. Residente em CTBMF no Hospital Geral de Cuiabá

Referências

Archer KA, Garcia RE. Silhouette Instalift: benefits to a facial plastic surgery practice. Facial Plast Surg Clin North Am. 2019; 27(3):341–53.
Ben Simon GJ, Macedo AA, Schwarcz RM, Wang DY, McCann JD, Goldberg RA. Frontalis Suspension for Upper Eyelid Ptosis: Evaluation of Different Surgical Designs and Suture Material. Am J Ophthalmol. 2005;140(5):877-85.
Bertossi D, Botti G, Gualdi A, Fundarò P, Nocini R, Pirayesh A, et al. Effectiveness, longevity, and complications of facelift by barbed suture insertion. Aesthet Surg J. 2019; 39(3):241-7.
Celória A. Harmonização Funcional Orofacial. São Paulo: Edit. Napoleão; Quintessence Publishing Brasil; 2019. 102-27.
Momose DR. Estudo da biocompatibilidade da liga Ti-6AI-7Nb e titânio de grau 2 em tíbia de coelhos. São José dos Campos. Dissertação [Mestrado] - Universidade Estadual Paulista; 2002.
Stuzin JM, Baker TJ, Baker TM. Anchor sub-periosteal forehead lift: From open to endoscopic (Discussion). Plast Reconstr Surg. 2001; 107:872.
Wu WTL. Barbed sutures in facial rejuvenation. Aesthet Surg J. 2004; 24(6):582-7.
Yoon JH, Kim SS, Oh SM, Kim BC, Jung W. Tissue changes over time after polydioxanone thread insertion: An animal study with pigs. J Cosmet Dermatol. 2019; 18(3):885-91.
Publicado
2023-05-01
Seção
ODONTOLOGIA