ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA

  • Samira Almeida Faipe
  • Andreia Coelho Faipe
  • Marcio Homem Faipe
  • Elizângela Araújo Faipe
  • Lorena Souza Faipe
  • Sheila C. Natt Faipe
  • Gisele Ferreira Faipe
  • Grace Pfaffenbach Faipe
Palavras-chave: Saúde pública, Acolhimento, Atenção Básica

Resumo

RESUMO

O presente estudo apresenta uma revisão integrativa sobre o tema acolhimento na atenção básica em periódicos brasileiros, por meio de análise de artigos científicos. O objetivo do estudo foi avaliar os resultados dos artigos selecionados, buscando compreender o acolhimento na saúde pública, por meio das avaliações realizadas pelos usuários entrevistados Para isso, a base de dados desta pesquisa foi retirada da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), por meio de busca sistematizada em quatro bases de dados: CVSP, LILACS, BDWNF, MEDLINE, utilizando como descritor termo “Acolhimento and Atenção Básica”, tendo como inclusão de dados “atenção primária à saúde; saúde de família; acolhimento; estratégia saúde de família e sistema único de saúde”. Os artigos selecionados foram colocados em dois grupos conforme a similaridade do tema, sendo: Políticas de Saúde Bucal no Brasil e Acolhimento em saúde Bucal na Unidade Básica de Saúde. Foram excluídos do levantamento de dados os artigos com assuntos referentes à: doenças crônicas; hipertensão; diabetes e saúde mental, pois não fazem parte do tema central proposto pelo presente trabalho. A pesquisa resultou em revisão da literatura, combinando com análise qualitativa e quantitativa, levando em consideração os dados colhidos pelos artigos selecionados. Diante dos resultados colhidos, ficou identificado que a qualidade que é prestada pelo serviço de acolhimento na unidade de saúde esta ligada a satisfação do usuário e do profissional, que são extremamente importantes para a mudança do trabalho na saúde.

Palavras-chave: Saúde Pública. Acolhimento. Atenção Básica.

 

Referências

CARNUT, L. et al. Principais desafios do acolhimento na prática da atenção à saúde bucal: subsídios iniciais para uma crítica. Revista Abeno, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-882974.
CHAVES, S. C. L. et al. Políticas de Saúde no Brasil 2003-2014: Cenário, propostas, ações e resultados. Ciência & Saúde Coletiva, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232017226.18782015.
COELHO, M.O.; JORGE, M.S.B.; ARAÚJO, M.E. O acesso por meio do acolhimento na atenção básica à saúde. Access through sheltering in basic health attention. Revista Baiana. v. 33, n. 3, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-549546.
DELAGE, L.A.A. Diretrizes para implementação do acolhimento em saúde bucal na unidade básica de saúde, Jardim América. Várzea da Palma/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2646.pdf.
FALK, M.L.R. et al. Acolhimento como dispositivo de humanização: percepção do usuário e do trabalhador em saúde. Welcoming as a humanization directive: perceptions from users and health professionals. Revista APS, v. 13, mar. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14277.
LOPES, A.S. et al. O acolhimento na atenção básica em saúde: relações de reciprocidade entre trabalhadores e usuários. Rev. Saúde Debate, jan./mar. 2015; Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-744784.
MITRE, S.M.; ANDRADE, E.I.G.; COTTA, R.M.M. Avanços e desafios do acolhimento na operacionalização e qualificação do Sistema Único de Saúde na Atenção Primária: um resgate da produção bibliográfica do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 8, p. 2071-2085, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 81232012000800018.
MORATO, S.C. Acolhimento em saúde bucal: por uma melhoria na qualidade do atendimento da equipe de saúde da família. Pompéu/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4041.pdf.
PELISOLI, C. et al. Acolhimento em saúde: uma revisão sistemática em periódicos brasileiros. Porto Alegre/RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto de Psicologia, Núcleo de Estudos e Pesquisas e Adolescência, 2012; Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/psi- 62416?lang=es.
PEREIRA, K.B.C. Perspectiva para a organização da atenção primária à saúde no estado do Rio de Janeiro frente a nova política de atenção básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Saúde) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio- 1050656.
SABATINO, B.N. Planejamento em saúde bucal com a inclusão de acolhimento em saúde bucal e priorização de atendimento. Governador Valadares/MG: UFMG, 2013. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4207.pdf.
Publicado
2023-07-15
Seção
SAÚDE COLETIVA