Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto estar em espaço 1,5 linhas; usar fonte Arial de 12-pontos; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); inserir figuras e tabelas no texto e não no final do documento.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A quantidade de páginas para publicação deve ser mínima de 10 e máxima de 15.
  • O Resumo não deve conter citação.
  • Registrar na Lista de Referências apenas os autores citados no corpo do trabalho.
  • Incluir todos os autores na ordem de entrada no artigo.
  • Definir no final do artigo o autor principal, com dados do contato principal, sendo e-mail, endereço e telefone.
  • O Autor Garante que o artigo é original, excetuando-se as citações de outras obras publicadas, desde que observadas as limitações expressas nos artigos 46 e 47 da Lei 9.610 de 19/02/1998; que o artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe qualquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros.

Diretrizes para Autores

A Revista FAIPE é um periódico científico multidisciplinar e aceita artigos inéditos em língua portuguesa e inglesa, de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior com titulação mínima de um dos autores: Mestres e/ou Mestrandos.

A Revista Faipe não cobra custos de processamento nem de submissão de artigos.

O periódico utiliza o sistema por pares cega para avaliação.

São aceitos trabalhos produzidos por discentes de graduação/pós-graduação e docentes ligados à Instituição.

As produções dos discentes devem ser criteriosamente acompanhadas pelo orientador, a fim de garantir a propriedade do conteúdo.

O artigo do discente, após ser examinada por Banca e receber nota acima de 8 concederá o direito de publicação do artigo, caso tenha interesse, na Revista FAIPE.

A Revista FAIPE também aceita resenhas de pesquisadores ou pós-graduandos que estejam cursando, no mínimo, o Mestrado.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

- as submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

- as normas exigidas para padronização da matéria são da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, nas quais seguem: NBR 14724/2006 (Documentação); NBR 6023/2002 (Referência bibliográfica); 10520/2002 (Citação) e 6028/2003 (Resumo/Abstract)

É pertinente informar se o texto já foi apresentado em congresso, seminário, simpósio, etc. O envio dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação à revista, que terá exclusividade para veiculá-los em primeira mão.

O autor deve enviar a Declaração de Direitos Autorais, autorizando a publicação.

Serão aceitas as seguintes categorias:

Original: contribuições destinadas à divulgação de resultados de natureza empírica, experimental ou conceitual de pesquisas inéditas tendo em vista a relevância do tema, o alcance e o conhecimento gerado para a área da pesquisa.

Revisão: síntese crítica de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante análise e interpretação de bibliografia pertinente, de modo a conter uma análise crítica e comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa.

Comunicação: relato de informações sobre temas relevantes, apoiado em pesquisas recentes, subsidiando o trabalho de profissionais que atuam na área, servindo de apresentação ou atualização sobre o tema.

Ensaio: trabalhos que possam trazer reflexão e discussão de assunto que gere questionamentos e hipóteses para futuras pesquisas.

Caso Clínico: são artigos que representam dados descritivos de um ou mais casos explorando um método ou problema através de exemplos. Apresenta as características do indivíduo humano ou animal estudado, com indicação de suas características, tais como, gênero, nível sócio econômico, idade entre outras.

 

PADRÃO DE APRESENTAÇÃO

As normas da FAIPE buscam seguir os critérios e parâmetros estabelecidos pela ABNT, com pequena adaptação para os procedimentos científicos adotados pelo corpo editorial deste periódico. Os trabalhos devem ser configurados em formato Microsoft Word no tamanho do papel A4 (210 x 297 mm); fonte Arial tamanho da letra 12 e conteúdo justificado. Espaçamento 1,5 linhas, margens superior/esquerdo de 3 cm, inferior/direito de 2 cm, numeradas com algarismos arábicos na posição Fim da página (rodapé), alinhado à Direita e ter até o máximo de 20 (vinte) laudas (páginas).

 

PÁGINA DE IDENTIFICAÇÃO

- TITLE/Title (português e inglês);

- Nome e do autor, titulação e email;

- Resumo/Abstract com Palavras-chave/Keyword.

TÍTULO/Title

Em português deve se apresentar em fonte Arial, tamanho 12, negrito e centralizado. A seguir o título em inglês deve estar em fonte Arial, tamanho 12, sem negrito, itálico, centralizado.

AUTOR(ES)

Informar titulação maior, disciplina e instituição a que cada autor está afiliado, nacionalidade e e-mail. Se o autor não pertencer a nenhuma instituição de ensino, deverá informar sua formação (por exemplo: cirurgião-dentista, clínico privado, Administrador). Informar também, e-mail do (s) autor (es); A fonte deve ser Arial, tamanho 12, sem negrito e alinhado à direita com os dados dos autores logo abaixo de cada nome.

RESUMO/ABSTRACT

Máximo de 250 palavras, deve conter no mínimo três e máximo de cinco Palavras-chave/Keyword, separados por ponto e vírgula; retirar as palavras-chave de um Descritor de assuntos, DeCS para a área da saúde e Vocabulário Controlado da USP para as demais áreas do conhecimento.

Utilizar Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples e justificado.

O resumo não deve conter citação.

 

TABELAS/GRÁFICOS/QUADROS:

- Máximo de 6 (seis) ilustrações;

- Deverão ser numerados em algarismos arábicos, com apresentação resumida e objetiva, para compreensão do trabalho em tamanho da fonte 10 e na ordem com que aparecem no texto. Os dados originais deverão ser apresentados sintetizados, enviando somente a média dos resultados e não os valores das amostras individualmente. As tabelas de análise de variância devem ser evitadas; sempre que possível, valores quantitativos deverão ser apresentados na forma de gráficos importando do Excel para o Word. As tabelas ou gráficos e quadros farão parte da contagem total de 20 páginas pedidas para cada artigo e todas as informações devem estar em fonte Arial, tamanho 10. Figuras (desenhos, fotografias e gráficos): devem ser numeradas em algarismos arábicos, contendo breve título e fonte em forma de citação (AUTOR, ano), considerando o tamanho 10 da fonte.

Notas de rodapé não serão aceitas no corpo do trabalho.

 

ESTRUTURA DO TRABALHO

- Utilizar Fonte Arial, Tamanho 12, Justificado, texto sem negrito, espaçamento de 1,5 linhas, sem recuo;

- Corpo do trabalho: introdução, desenvolvimento (subseções caso haja), conclusão, Referências;

- Os capítulos devem estar em CAIXA ALTA/Negrito/Fonte 12 e justificado.

 

REFERÊNCIAS

- as referências devem estar alinhadas à esquerda, conforme NBR 6023/2002 e organizadas alfabeticamente;

- para artigo na área de Cências da Saúde recomenda-se o uso da norma Vancouver.

*A lista de referências deve conter apenas os autores citados no artigo.

Exemplos:

ARTIGO DE PERIÓDICO

VANZILLOTA, P. S.; ELIAS, C. N. Análise da superfície de implantes osseointegrados. RBO, v. 53, n. 4, p. 34-8, jul./ago. 1996.

Quando o trabalho for escrito por mais de três autores, a citação deve ser feita apenas com o nome do primeiro, seguido de et al.

GOMES, C. I. et al.

LIVROS

SIQUEIRA JUNIOR, J. E.; DANTAS, C. J. S. lnflamação: aspectos biodinâmicos das respostas inflamatória e imunológica. Rio de Janeiro: Pedro Primeiro, 1996.

CAPÍTULO DE LIVRO

VALLE, L. L.; COSTA FILHO, A. S. Tratamento endodôntico em dentes com rizogênese incompleta. In: BERGER, C. R. Endodontia. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 1989. p. 199-209.

TESESE DISSERTAÇÕES

MOTTA, A. C. Avaliação morfológica do tecido conjuntivo subcutâneo de Rattus norvegicus frente a implantes de tubos de teflon contendo materiais à base dehidróxido de cálcio. 1995, 69 f. Dissertação (Mestrado em Implantodontia) – Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, 1995.

INTERNET

Monografias (livros) no todo em meio eletrônico:

FURTADO, C. Criatividade e dependência em civilização industrial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. Disponível em: <http://www.minerva.ufrj.br>. Acesso em: 16 jan. 2001.

Obs.: Não é recomendável a referência de materiais de curta duração nas redes.

Artigos e/ou matérias de revista, boletim em meio eletrônico:

LIEVENS, A.; MOENAERT, R. K. Project team communication in financial service innovation. J. Manag. Stud., v. 37, n. 5, Jul. 2000. Disponível em: <http://webofscience.fapesp.br/CIW.cgi>. Acesso em: 20 dez. 2000.

Matérias de jornal assinadas em meio eletrônico:

ALVES, M. M. Mundo dos loucos. O Globo, Rio Janeiro, 20/12/2000. Disponível em: <http://www.oglobo.com.br/colunas>. Acesso em: 20 dez. 2000.

Trabalhos apresentados em congressos, seminários em meio eletrônico:

MACIEL, A. M. D.; SALES JR., RONALDO; SIQUEIRA, A. J. O indivíduo e a pós-modernidade. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO DA UFPe, 1996. Recife. Anais eletrônicos...Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/cfch/cfchtrab/htm>. Acesso em: 16 jan. 2001.

CITAÇÕES NO TEXTO - ATENÇÃO - NBR 10520 ATUALIZADA

As citações devem ser no formato autor/data e jamais numeradas. Todas as citações descritas no texto devem constar na lista de referências, portanto, as referências não citadas no texto não devem estar presentes na lista de referências.

- a citação deve seguir os exemplos a seguir conforme a NBR 10520/2023:

Um autor: Fraga (2001) ou (Fraga, 2001); 

- Entidades

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Brasília: IBGE, 2011.

Instituo [...] (2011) ou (Instituto [...], 2011)

dois autores:

Fraga e Silva (2005) ou (Fraga; Silva, 2005);

ou

(Bernardo, 2010; Cavalcant, 2008; Saraiva; Denner, 2013) > em ordem alfabética de entrada, nunca cronológica.

mais de três autores:

Fraga et al. (2001) ou (Fraga et al., 2001).

Ex.:“[...]as limas acionadas a motor não submetidas a esforços de torção e flexão (Fraga, 2001).”

ODONTOLOGIA

Política padrão de seção

 

Implantodontia

 

 

Harmonização Orofacial

 

 

SAÚDE COLETIVA

 

 

MEDICINA

 

 

Anatomia

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.